Aprenda aqui como manter a saúde dos seus olhos

A saúde dos olhos é muito importante para que tenhamos qualidade na visão. Saiba aqui como cuidar dos seus olhos!

Uma visão saudável envolve muito mais do que usar ou não óculos de grau adequado e descobrir qual o problema de visão você possui. Existem cuidados específicos para os olhos que melhoram a saúde e ainda o protegem de forma muito eficaz.

Mas, você sabe como deixar os seus olhos mais saudáveis? Nesse artigo exclusivo do blog da Ótica Mori, você vai saber mais sobre a importância da saúde dos olhos, quais os hábitos que podem prejudicar a sua visão e como cuidar dessa região do corpo.

Acompanhe o conteúdo e boa leitura!

Por que é importante manter a saúde dos olhos?

A visão é um dos sentidos mais utilizados durante toda a nossa vida. Responsável por nos fazer ver o mundo e presente na maioria das nossas ações, ainda assim, a maioria das pessoas deixam a saúde dos olhos muito negligenciada. 

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde publicou um relatório que informa que 50 milhões de brasileiros possuem algum tipo de distúrbio de visão. A maioria desses casos poderiam ser evitadas, caso os pacientes estivessem com a sua saúde ocular em dia. Portanto, cuidar dos olhos é uma das maneiras mais corretas de evitar problemas de visão.

Hábitos prejudiciais aos olhos

Durante a nossa rotina, desenvolvemos uma série de hábitos. Alguns deles podem causar danos extremamente sérios para a visão e a saúde do olho, principalmente por potencializar quadros de infecções sérias. Veja a seguir quais as piores práticas que você pode ter com seus olhos:

Coceiras

A coceira nos olhos pode ser originada por algum tipo de irritação, sujeira ou até a presença de um cílio. Mas, ela é muito prejudicial para toda a cavidade ocular, principalmente por ser um hábito comum praticado por muitas pessoas.

A região dos olhos é extremamente sensível e, de acordo com a força e intensidade da coceira, é possível provocar lesões ou até doenças graves nesta região. Além disso, a mão que levamos aos olhos tem uma grande chance de estar suja, o que aumenta a probabilidade de surgirem inflamações e outros problemas.

Fumar

O consumo de cigarro é prejudicial para muitos órgãos e partes do corpo, incluindo a visão. O tabagismo pode ser o principal motivo para desencadear quadros como:

  • degeneração macular;
  • catarata;
  • danos no nervo óptico.

Além disso, as toxinas do cigarro prejudicam a circulação do sangue nessa região e, dependendo da situação do nervo óptico, você pode desenvolver até um quadro de cegueira. Por isso, se quer ter olhos mais saudáveis, o ideal é parar de fumar o quanto antes!

Dormir de maquiagem

A maquiagem é um item bastante utilizado na rotina de diversas pessoas. Sendo aplicada antes de sair, é normal que a sua remoção aconteça ao retornar para casa no final do dia.

Porém, não é todo mundo que tem o hábito de remover toda a maquiagem antes de dormir. 

Durante a noite, a chance da maquiagem deixar o olho irritado ou causar alguma alergia é muito grande. Sendo assim, procure retirar todos os produtos antes de dormir e escolha por itens antialérgicos e que não contenham conservantes. Com certeza, você sentirá a diferença e deixará os seus olhos bem mais limpos.

Como melhorar a saúde dos olhos?

O primeiro passo para melhorar a saúde dos seus olhos é abandonar os hábitos ruins e investir em uma nova rotina. Ainda que algumas manias sejam difíceis de se perder, é essencial começar com o pouco para garantir que a sua visão continue protegida, evitando problemas de saúde mais sérios. Confira nossas dicas:

Consulte o oftalmologista

O oftalmologista é o profissional mais indicado para cuidar dos seus olhos. Sendo especialista nessa parte do corpo, esse médico indicará quais os exames preventivos e, caso você tenha alguma doença, ele indicará um tratamento com mais chances de cura. 

Portanto, visite o oftalmologista regularmente e garanta que tudo está bem com os seus olhos!

Tire um tempo de descanso

Nos últimos anos, a tecnologia se desenvolveu bastante. Graças a ela, estamos sempre conectados e passamos muito tempo em frente às telas. Seja no celular, computador ou televisão, nossos olhos recebem muitas informações e estímulos desses dispositivos.

Dessa forma, é essencial para uma boa saúde dos olhos tirar um tempo para descanso. Fazer pausas durante o uso desses aparelhos e olhar para outras paisagens é uma ótima forma de hidratar os olhos e relaxar um pouco.

Lembre-se também que os olhos descansam enquanto estamos dormindo, por isso, invista em uma boa noite de sono.

Melhore a alimentação

Ter uma dieta com muitos nutrientes é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a saúde dos seus olhos. As vitaminas C e E são excelentes para a visão e um cardápio com peixes é uma ótima maneira de melhorar todo o seu corpo.

Além desses alimentos, muitos especialistas recomendam a diminuição do açúcar e ingestão de bebidas alcoólicas para ajudar na saúde da visão. 

Faça exercícios

Aliada a uma alimentação mais saudável, a realização de exercícios regularmente é ótima para todo o organismo. As atividades físicas ajudam a melhorar o coração e circulação do sangue, fazendo com o que todos os nutrientes e oxigênio cheguem com mais facilidade aos olhos.

Use óculos de sol

Outra dica bastante prática para manter a saúde dos olhos, é protegê-los contra os raios solares utilizando os óculos de sol. Nesse caso, é extremamente importante escolher lentes e armações que protejam os olhos da claridade intensa do sol, independente da estação do ano.

Aqui na Ótica Mori, você encontra muitos modelos de óculos de sol, perfeitos para se adaptar a sua rotina!

Gostou desse conteúdo? Então, continue no Blog da Ótica Mori e confira mais dicas como essas!

Deixe um comentário

CAPTCHA