Conheça quais são os 7 problemas de visão mais comuns

Você sabe quais são os problemas de visão mais comuns?

Os problemas de visão atingem muitos brasileiros. Assim como tantas outras comorbidades, as doenças oculares podem atingir pessoas desde o nascimento ou então podem surgir durante a vida. E saber quais são os problemas de visão mais comuns pode ajudar você a identificá-los!

É importante saber também que muitos desses problemas podem ser tratados e corrigidos de maneira simples, sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos ou demasiadamente invasivos.

A maneira mais comum para esses tratamentos é usar o óculos adequado. Por isso, preparamos esse artigo! Aqui você vai descobrir quais são os os problemas de visão mais comuns, as causas, tratamentos, entre outros.

Continue acompanhando e boa leitura!

Miopia

A miopia é um dos problemas que atinge muitos brasileiros e é conhecida como um erro de refração. Ou seja, a miopia é uma das doenças oculares que acontecem na córnea ou no cristalino do olho

No caso da miopia, o erro refrativo causa certa dificuldade em enxergar objetos de longe. Portanto, a visão de pessoas com miopia é aquela que afeta a observação distante. Geralmente, a visão de perto das pessoas com miopia não é afetada.

Os sintomas apresentados por pessoas com miopia são dor de cabeça, perda gradual da qualidade de visão e o hábito de “apertar” os  olhos para enxergar objetos distantes. Apesar de não ser a única explicação, a principal causa da miopia é genética.

Os tratamentos para miopia são o uso de óculos de grau ou lentes de contato. Em alguns casos ainda é possível realizar cirurgia a laser para corrigir o problema.

Hipermetropia

A hipermetropia é outro erro refrativo. Porém, nesse caso, a visão de perto é a afetada. A hipermetropia, portanto, é o oposto da miopia.

Os primeiros sintomas apresentados por pessoas com hipermetropia são a dificuldade ao ler e ver objetos de perto, além do cansaço visual e das dores de cabeça. Para tratar do problema, a recomendação também é o uso de óculos ou lentes de contato, além da possibilidade de cirurgia. 

Astigmatismo

Outro problema refrativo em nossa lista. O astigmatismo se caracteriza pela visão borrada, causada por uma má formação na córnea ou no cristalino que, ao invés de manterem seu formato natural, tornam-se ovalados. 

Uma das características desse problema é que a visão borrada acontece a qualquer distância. As pessoas com astigmatismo, portanto, enxergam borrado tanto de longe quanto de perto.

Assim como a miopia, o astigmatismo também é um problema de visão hereditário. Mais uma vez, o tratamento é o uso de óculos ou lentes de contato e, em alguns casos, cirurgia.

Catarata

Muito comum em pessoas idosas, a catarata é um problema de visão muito popular pois faz parte do nosso processo de envelhecimento. A catarata vai, aos poucos, diminuindo a capacidade de visão. Essa característica faz a doença ser conhecida como uma das principais causas da cegueira natural e reversível.

Além da perda gradual de visão, outro sinal de que uma pessoa está com catarata é a formação de uma “mancha” branca nos olhos. Para esse problema, o tratamento é a cirurgia.

Estrabismo

O estrabismo acontece quando os dois olhos não conseguem olhar para a mesma direção ao mesmo tempo. E o estrabismo pode surgir em qualquer momento da vida de alguma pessoa, não sendo uma condição hereditária como em outros problemas de visão.

É possível tornar-se estrábico por conta da diabetes, hipertensão e outros problemas de saúde. Mas o estrabismo é muito comum ainda na infância, e as causas não são muito claras. O que acontece com as crianças, portanto, é apenas o desalinhamento nos músculos oculares.

O principal sintoma do estrabismo é o desalinhamento dos olhos, o que pode ocasionar sonolência, dor de cabeça e nos olhos. O tratamento do estrabismo pode ser feito através de cirurgia e do uso de óculos ou lentes de contato. 

Glaucoma

O glaucoma é uma doença crônica. Nesse problema, o aumento da pressão intraocular danifica o nervo que liga o olho ao cérebro. Com isso, a visão fica comprometida.

Apesar de tudo, o glaucoma não apresenta sintomas nas fases iniciais. Então, quando os sintomas surgirem, quer dizer que a doença está em um nível avançado. O primeiro sinal que o glaucoma apresenta é a perda da visão periférica. Quanto mais a doença aumenta, mais o campo de visão fecha. 

O tratamento para o glaucoma pode ser cirurgia ou o uso de colírios. Porém, como existem vários tipos de glaucoma, os tratamentos podem ser distintos. Procure um médico sempre que apresentar algum sintoma.

Presbiopia

A presbiopia é um erro refrativo que acontece pelo envelhecimento natural dos olhos. É comum dizer que a presbiopia deixa os olhos cansados, tornando difícil o ato de ler ou enxergar tanto de perto quanto de longe pois a pessoa não consegue focar no objeto em questão. 

Por ser parte do nosso envelhecimento, esse problema de visão é muito comum em pessoas acima dos 40 anos. O tratamento para a presbiopia é a utilização dos famosos óculos de leitura. 

Não esqueça do acompanhamento médico

Listamos os 7 principais problemas de visão e qual é o melhor jeito para tratá-los, porém você sempre deve procurar o acompanhamento médico ao sentir qualquer um dos sintomas. Manter a visão saudável é fundamental, portanto, não negligencie a sua saúde.

Além disso, é somente com o acompanhamento médico que você saberá exatamente qual problema de visão está enfrentando. O oftalmologista também é quem melhor sabe qual tipo de óculos você precisará utilizar, além do grau que o problema se encontra. 

Então não tente comprar óculos de grau por conta própria, tampouco tente identificar você mesmo o tratamento que precisa ser feito.

Manter o estilo usando óculos nunca foi tão fácil!

Fazer o tratamento dos problemas de visão e ainda manter o estilo pode até parecer um sonho, mas é mais fácil do que parece! Aqui na Ótica Mori você encontra os óculos de sol das melhores grifes do mercado.

Confira os estilos de óculos de sol que oferecemos:

Viu só como são muitas as opções? Agora é só escolher o seu modelo favorito e pronto!

Deixe um comentário

CAPTCHA