Quais são as melhores lentes para óculos de grau?

Venha saber quais as melhores lentes para óculos de grau!

Os óculos de grau são acessórios muito presentes no dia a dia de quem possui algum problema de visão. Eles são capazes de corrigir esses problemas de visão e proporcionar o bem-estar para quem precisa usá-los, além de trazer um charme a mais para qualquer visual. 

Por isso, escolher com cuidado tanto a armação, quanto as lentes do óculos de grau que você deseja, é essencial para garantir o seu conforto e a efetividade no uso. 

Mas, você sabe quais são as melhores lentes para óculos de grau e como fazer essa escolha? Continue a leitura para descobrir! 

Por que escolher as melhores lentes para óculos de grau é importante? 

Parte essencial do que compõe um óculos de grau diz respeito às suas lentes, que devem ser adequadas para resolver o problema de visão que você tiver. A qualidade das lentes vai refletir diretamente na sua saúde ocular, já que é através delas que você passará a enxergar o mundo quando estiver usando o par de óculos. 

Para escolher o melhor tipo de lente para o seu óculos, é interessante que você conheça os tipos de lente que existem hoje em dia e as principais tecnologias empregadas nelas. 

Tipos de lentes de grau e seus benefícios

Um dos principais pontos de atenção que você deve ter na hora de escolher o óculos de grau, é com o material das lentes. Cada tipo de lente apresenta características que devem ser levadas em consideração e devem suprir necessidades específicas. 

Os principais materiais presentes nas lentes de grau são:

  • acrílico;
  • policarbonato e trivex;
  • resina ou plástico;
  • vidro.

Agora, conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Lentes de policarbonato e trivex

As lentes de policarbonato  foram desenvolvidas inicialmente para viseiras de capacetes e outros objetos de segurança. Entretanto, devido a sua leveza e resistência à impactos, atualmente esse material, conhecido como trivex, também pode ser encontrado em óculos infantis e esportivos. 

Lentes de vidro

Antigamente todas as lentes para óculos de grau eram feitas de vidro. 

Embora elas ofereçam uma ótima qualidade, o problema é que essas lentes são pesadas e quebram com facilidade, podendo causar inclusive problemas graves se quebrarem enquanto estiverem no rosto. Por esse motivo, esse material não é mais tão usado nos dias de hoje. 

Lentes de resina 

As lentes de resina possuem um alto índice de refração, que significa que elas são mais indicadas para quem tem problemas de visão como grau elevado de miopia e hipermetropia. 

Lentes de acrílico

Quando o assunto é o melhor custo-benefício, a dica é optar por óculos com lentes de acrílico. 

Esse é o material mais comum do mercado, sendo o mais vantajoso no que diz respeito aos preços, mas não são indicados para quem possui mais do que 4 graus de miopia. 

Tipos de lentes de óculos de acordo com suas soluções

Devido ao avanço da tecnologia, atualmente existem diferentes tipos de lentes que são indicados para corrigir problemas de visão específicos. As principais delas, de acordo com o que corrigem, são:

MonofocaisEsse tipo de lente possui apenas um foco de visão, que pode ser para perto (astigmatismo) ou para longe (miopia). 
BifocaisAs bifocais são lentes convergentes, usadas para corrigir mais de um problema de visão: miopia, astigmatismo e hipermetropia.
MultifocaisConta com três campos de visão, de perto, longe e intermediário. Indicada para resolver vários problemas de visão ao mesmo tempo. 
Lentes de óculos regressivasMais indicadas para pacientes que possuem presbiopia e trabalham diariamente com computadores.
Lentes de óculos com prismasEsse tipo de lente é colocado nos óculos de pacientes com caso de estrabismo, quando os dois olhos não são naturalmente alinhados. 

Tratamentos especiais das lentes de óculos de grau 

Para que os óculos de grau atendam todas as suas necessidades, trazendo conforto para a sua visão, é interessante que elas tenham alguns tratamentos especiais. Confira:

Anti-reflexo

As lentes que possuem anti-reflexo contam com uma tecnologia que reduz o contraste e a clareza de luzes, principalmente à noite. Além disso, elas também são menos propensas a ter manchas brilhantes nas fotografias.

Anti-risco

Já as lentes com anti-risco, recebem uma camada de quartzo na sua superfície, e são mais resistentes a arranhões e impactos.

Filtro para luz UV

A grande maioria das lentes de grau oftalmológicas comercializadas no Brasil possuem proteção contra a  luz UV. Assim, trata-se de um filtro que bloqueia entre 95 a 100% dos raios ultravioleta.

Filtro para luz azul

As lentes com filtro para luz azul são indicadas para quem trabalha ou estuda diretamente em contato com telas, e passa muitas horas do dia em frente a computadores e smartphones.

Como cuidar das lentes de óculos de grau?

Para preservar a vida útil do seu óculos de grau, é indispensável que você tenha alguns cuidados com a armação e, principalmente, com as lentes.

Os principais cuidados que você deve ter com os seus óculos de grau no dia a dia são:

  • limpe as lentes de grau com frequência;
  • não use produtos à base de álcool para higienizá-las, apenas água e sabão neutro dão conta do recado;
  • guarde os óculos em um estojo adequado;
  • não deixe as lentes do óculos viradas para baixo;
  • ajustes na armação devem ser feitos com especialistas;
  • por fim, não limpe as lentes do óculos na sua roupa.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o universo dos óculos? Então, continue acompanhando o nosso blog

Deixe um comentário

CAPTCHA