Saiba aqui os principais cuidados com o óculos

Venha saber quais os cuidados com o óculos!

Estar em dia nos cuidados com o óculos é ter a garantia de uma boa saúde dos olhos. Para que este acessório tenha durabilidade e desempenhe bem sua função, alguns cuidados fazem toda a diferença. 

Abaixo você confere dicas e sugestões de como cuidar do óculos de grau e também descobre tudo sobre como cuidar do óculos de sol. Boa leitura!  

Como limpar as lentes?

A limpeza adequada das lentes é essencial para a retirada de resíduos ou gorduras que podem prejudicar a visão. Para isso, você vai precisar apenas de:

  • água: em temperatura ambiente; 
  • sabão líquido neutro: responsável por remover a sujeira, sem prejudicar as lentes;
  • flanela de microfibra ou lenço delicado: para secar gentilmente sem arranhar.

O procedimento é bem simples, basta esfregar a armação com os dedos, utilizando sabão líquido neutro. Com bastante cuidado, esfregue a superfície das lentes e, em seguida, utilize água corrente para limpar tudo. 

Depois, é só deixar secar naturalmente ou usar um lenço bem delicado, como as flanelas de microfibra que acompanham os estojos. 

O que NÃO fazer? 

Ao limpar seu óculos, seja de grau ou de sol, algumas condutas devem ser evitadas para preservar a qualidade dos acessórios. Confira algumas: 

Evite esfregar as lentes em qualquer tecido

Esse hábito é muito prejudicial para as lentes, já que roupas e outros tecidos possuem fibras grossas que, com o tempo, arranham a lente e prejudicam a visibilidade. Tenha sempre por perto uma flanelinha de microfibra, ideal para higienização sem arranhões.

Não use álcool

Apesar de muitas pessoas utilizarem o álcool nos cuidados com o óculos, isso não é recomendado pois ele não lida bem com alguns componentes. Essa atitude pode deformar, manchar e até prejudicar a estrutura da armação e das lentes a longo prazo. 

Não durma com os óculos

É comum cair no sono assistindo algo na TV ou até mesmo durante uma leitura. Por isso, fique atento e tire os óculos para descansar, assim, você evita que a armação fique torta ou que as lentes sejam danificadas. 

O armazenamento correto faz toda a diferença!

Quando não estiver utilizando, guarde os óculos na capinha que o acompanha. Os estojos, capinhas e recipientes destinados a guardar os óculos devem estar limpos e, de preferência, acompanhados da flanela de microfibra.

Lentes sempre para cima 

Para que os óculos sempre proporcionem vista agradável sem arranhões, é importante guardá-los corretamente, ou seja, com as lentes para cima. Se as lentes ficarem em contato com a superfície, a probabilidade de arranhar ou prejudicar o filtro UV é muito grande. 

Se não estiver usando, guarde! 

Deixar o óculos guardado na caixinha evita quedas, colisões e atritos que podem prejudicar a durabilidade da armação e das lentes. Para garantir a durabilidade dos óculos, não guarde em qualquer lugar. 

Agora que você já sabe exatamente o que fazer e o que não fazer com suas armações de óculos de grau ou de sol, basta usar corretamente.

Acompanhe o blog da Ótica Mori para encontrar mais dicas sobre óculos!

Deixe um comentário

CAPTCHA